terça-feira, 30 de março de 2010

Textos Literario e Nao-literario - 101

Gabriela de Avila Ruviaro - turma 101


Esse sentimento...

Ele nasce aos poucos
Nasce com um olhar,
Com um sorriso...
Sabe se manifestar
Mesmo que seja aos pouquinhos.

Chega ocupando um espaço imenso
E quanto mais, melhor
Sentimento indescritível, intenso
Impossível se acabar
É o amor!



Gabriela de Avila Ruviaro - turma 101
Aquele sentimento

O amor não tem hora nem lugar marcado para acontecer. Ele chega sem pedir permissão e garante seu lugar ali, bem do lado esquerdo do peito. Alguns procuram o amor sem nunca encontrá-lo, outros esperam calmos e são surpreendidos com o inesperado.
Muitas pessoas amam e são amadas, pela família, pelos amigos, pelo namorado... Mas há o amor não correspondido.
Por isso podemos ter muitas alegrias ou muitas dores, ele nos deixa marcas boas como belas lembranças e marcas ruins como o rompimento e a saudade. O amor é insubstituível, intocável, invisível... mas é um sentimento tão profundo que é inesquecível e será eternamente lembrado e sentido, independente do que houver após semanas, meses ou até mesmo anos.
O amor toma conta de quem ama, toma conta dos pensamentos principalmente. Cada gesto, frase, música... tudo força automaticamente nossos pensamentos a se dirigirem à pessoa amada. Nos força a lembrar de seu sorriso, seu olhar, seus gestos, sua voz...
Tudo muda quando se ama: os gestos, a maneira de pensar, o que se pensa (ou melhor: em quem se pensa) e como se pensa nessa pessoa tão especial e significante em nossa vida que chegamos a certo ponto em que sentimos que não conseguiremos viver sem a presença da pessoa amada e refletimos como foi possível viver antes de conhecê-la. Por que a vida não faz mais sentido sem essa pessoa tão especial.
O amor tem um poder enorme sobre o ser humano que independe de idade, raça, cultura ou classe social. Ele chega, e chega pra valer, pra tomar conta do mundo e pra dar todas as forças necessárias para lutar por quem se ama.


O amor
O amor é expresso de varias formas, uns amam muito, uns nem tanto, uns choram de amor, outros sorriem de amor.
Existente tantos tipos de amor, que às vezes até no confundimos, e ficamos decepcionados, pois o amor é tão complexo que acaba nos enlouquecendo.
O amor não tem forma, não tem tamanho é algo que não pode ser decifrado com uma simples palavra, ele não pode ser tocado, apenas sentindo, vividoe amado.
O amor é algo que ninguém consegue escapar, não tem que não ame e que não seja amado, o amor é algo muito importante na vida, pois, desde o nascimento ele é cultivado, até a morte ou depois da morte, porque ele não acaba com um simples fato de a pessoa ou a coisa que se ama não mais existir, o amor vai alem do que se pode imaginar, ele é tão lindo, tão triste, tão complicado e tão desejado e esperado que não se pode viver sem ele.
(texto não literário).



Amor
O amor está em nosso alcance.
O amor é um diamante que brilha dentro de nos.
O amor é o dia
À noite...
É um conto de fadas
Que imita a realidade.
É um sonho, que pode
Ser um pesadelo.
Um sentimento,
Que meche com o meu coração,
Com a minha cabeça...
O amor é umas das coisas mais bonitas,
Que existem entre o céu e a terra.
(texto literário).


Disciplina: Literatura

Turma: 101


Literário:

O verão:

Quando se vê o sol radiante,
que aquece o coração,
Não poderia ser outra estação
se não o verão!

Época de calores,
de grandes amores
Época que ilumina o ano,
de novos planos.

Que deixa saudades,
mas o melhor é saber
que ele sempre volta!

Não Literário:

A melhor estação


O Verão é uma das quatro estações do ano, entre primavera, outono e inverno. Como todas as estações, o verão tem três meses de duração, porém os dias são mais longos em determinados estados do nosso país e também em outros países, em função do horário de verão (alteração de horário). Antigamente o verão era dividido em duas partes, o verão propriamente dito, com o tempo quente e chuvoso, e o estio, com o tempo quente e seco.
É nessa época do ano que se costuma tirar férias, ir para a praia, para fora, enfim, viajar, descansar, sair da rotina. Conhecer novas praias, fazer novos amigo e quem sabe, ter um amor de verão?
Estação da moda, das tendências, das passarelas, do amor. Enfim, verão para mim é a melhor estação do ano!

PAOLA NADAL PIACINI.
TURMA: 101













Texto não Literário:
DANÇAR
A dança é um exercício físico, um movimento do corpo. Ela faz com que você se solte, se sinta à vontade. Com o ritmo da música você se expressa e se envolve com a dança.
A dança é usada em muitas academias para o exercício do corpo, onde se movimenta todos os músculos e faz muito bem a saúde.
Texto Literário:
DANÇAR
A dança é uma coisa hilária onde você se envolve e ao mesmo tempo você voa.
A dança te faz viajar, às vezes faz você voltar no tempo, ou ir ao futuro. Ela contagia você, como se ela te controlasse e quando você menos espera se encontra em outro lugar e , é por isso que é tão bom dançar .
ALUNA: Thayne Thaines de Sousa
PROFESSORA: Edinara Leão
TURMA: 101, 1° Ano
MATÉRIA: Literatura DATA: 28/03/2010
















O Sol

Tão longe e tão distante, de longe achamos que ele é bem pequeno, mas de perto vemos que ele é enorme.
Só cerca de 150 milhões de quilômetros, separa-nos dessa estrela central do sistema solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta.
E assim é o nosso Sol, a estrela mais brilhante que existe em todo o universo. Possui muitos, muitos e muitos elementos químicos.
O Sol nos da vida e ilumina o nosso caminho e assim a gente vai imaginando se um dia ira existir vida lá, como existi vida aqui.
Isadora Gomes Flores
O Sol

Uma estrela que brilha muito
Ou estrela que não brilha nada.
Ir até ela é muito possível
Imaginar e sonhar não custam nada.

É tão lindo o modo que brilha!
É tão prazeroso ver-la brilhar!
Sentir ela é possível
Mas só com imaginação pra
Senti-la brilhar!


Poesia: Fotografia

Nada além do que meu olhos.



Texto: Fotografia

A fotografia é um testemunho do qual nossos olhos veem, fotografias grandes, pequenas, nitidas, com ou sem photoshop, fotografia é uma arte para o leitor, pois por tras de uma fotografia á uma poesia. Tem diversos significados que eni pessoas não sabem sobre uma foto, como uma foto orizontal: mais relaxamento, passividade e tranquilidade, vertical: vigor, força e imponencia, diagonal: dinamismo, movimento e ação. Tirando as funções que há em uma camera sendo Compacta, Reflex ou Bridge.

Aluna: Brenda Kürschner
Turma: 101

































Caso dos nardoni
Há algum tempo átras houve um acidente onde uma menina chamada isabella nardoni foi morta,Essa história realmente é mt infeliz e e há vários ângulos q podemos observar mas em todas as idéias de como a tragédia aconteceu , comove as pessoas por mais q sseja de forma diferente mas aquele sentimento de embargo no peito sem entender,sem acreditar sempre permanece!No caso de isabela nardoni ela tinha apenas 5 anos de idade uma criança alegre segundo seus pais onde podemos ver muitas vezes videos no youtube ou fotos da pra perceber q era uma menina bastante querida.
O acontecido foi que isabella nardoni caiu da janela do 6 andar do prédio de seu pai em são paulo. no prédio morava o pai dela,alexandre nardoni a madrasta,anna carolina jatobá,e dois irmãos menores.O crime aconteceu pela noite,onde a família voltava de um passeio para o apartamento. Segundo pai e madrasta de isabela Dizem q existia uma terceira pessoa q não foi identificada onde segundo eles teria entrado
no local e jogou a menina pela janela logo dpois qo pai tinha deixado a menina no quarto e voltou para o carro para ajudar a mulher com os seus dois filhos pequenos q no momento estavam adormecidos,mas muitos moradores do mesmo apartamento afirmam que eles estavam no apartamente durante o assassinato e segundo investigadores antes da menina ser jogada pela janela teria sido estrangulada e espancada como uma terceira pessoa teria feito isso sem eles verem?realmente é um absurdo,mas dias depois a policia afirmou q não existia uma terceira pessoa no apartamente em q isabela foi morta.Se for o pai dessa menina o responsavel por sua morte estariamos diante de um psicopata,de
um monstro realmente ñ há palavras para qualifica-ló ,é revoltante como um pai poderia ter um ato de tanta frieza a capacidade de mentira um caso revoltante,não há explicações ou motivos para que tivesse ocorrido esse fato,o respomsavel desse acontecido deveria ganhar pena de morte,prisão perpétua,tortura continua pro resto da vida ...
Mas a justiça foi feita e madrasta e pai da menina foram presos.em quase dois anos de prisão eles nunca disseram em ter matado Isabela e nem se acusaram mutuamente pelo crime.
Bom justiça foi feita eles iram pagar pelo o que fizeram mas e a mãe dessa menina? a dor dela será insuperavel pois perde um filho
é cm se estivesse perdendo um pedaço de si ,e com certeza não há justiça nesse mundo q faria essa dor sumir.

Filhos e pais
Menina com o sorisso q ilumina a alma
Pai cruel,e madrasta uma bruxa
pobre menininha como sofres nas mãos deles
Nas noites podemos escutar o seu choro
Mas naquela noite foi diferente
Me pergunto o q estará acontecendo com aquela adoravel menina?
Será q a bruxa mã resolveu fazer um mal a ela?
Logo tudo se acalma!
Quando olho para baixo vejo a menina do sorisso lindo,
o que fizeram contigo meu eterno anjo?
que tamanha crueldade foram capaz
cade sua mãe menina?
você está tão palida!
não durma meu anjinho fique com os olhos abertos,
logo sua mãe irá chegar para lhe confortar!
menina fechaste seus olhos adormecida
Para ja não mais sofrer diante
a bruxa malvada e o seu pai
e as noites depoois do acontecido
foram tão tranquilas,
Olho para o Ceú e digo durma bem meu eterno anjinho
que bom q ja não choras mais.
e sinto aquela brisa a entrar pela janela como se fosse
uma boa noite!

Alana.


não literario

O Cavalo
Um animal forte pra lida de campo
e manso para montaria de crianças,
adultos,idosos.
É um animal usado também para o
tratamento de crianças com necessidades
especiais.
Nos rodeios são adimirados pela sua
força,velocidade,beleza e principalmente
pela sua obediencia.
É o animal que mais adoro,porque além
de ser util faz parte da nossa tradição gaúcha.





literario


O Cavalo
O cavalo não corre,parece que voa nascarreras
O cavalo nos rodeios,parece um menino inteligente
e obediente.
O cavalo na lida é o melhor companheiro do peão.
O cavalo no tratamento,terapeutico é um aliado,
quase um anjo.
O cavalo na tradiçao é um símbulo de amor,força,
união e raça do povo gaúcho.

Wilian dambrosio




A dor de sentir dor

A dor é algo tão impertinente, que irrita, dá vontade de chorar e ás vezes tem gente que prefere morrer ao passar por ela.
São coisas simples; porém determinantes para isso. Se você esmagar o dedo na porta, cair de algum lugar ou se quebrar alguma parte do corpo vai provocar uma dor bem grande.
Apesar de parecermos aparentemente fortes por fora, somos muito frágeis e precisamos nos cuidar; pois com dores não se brinca, procure um médico se elas começarem a aparecer e incomodar.






A dor do amor

O coração nos machuca,
dói quando se sente rejeitado.
A dor...
que se expandi como o mar,
que crava como espinho,
que parece que nunca irá
se acabar.
Essa é a dor do amor.
A dor...
Do coração partido.



Nome:Kelly Vargas
Série: primeiro ano ,101

















O caso Isabella

Meu tema será sobre a repercurção na mídia sobre o caso Isabella, cujo a dois anos atrás põe fim a vida de uma menina de cinco anos, que pelas provas encontradas, seu pai e sua madrastra são acusados.
O que posso sentir é horror e indiguinação de saber que um pai tenha a brutalidade e a frieza de interromper o começo da vida de uma criança cheia de sonhos e alegrias.
O que realemente me chocará, será o final desse julgamento, onde eles possam sair com a pena inferior ao tamanho de todo o sofrimento que a mãe da menina e todos os familiares estão sentindo!
Vamos confiar na justiça do homem e na justiça de Deus.


Texto literário:

O caso Isabella

Se fossemos interpretar o caso Isablla de uma maneira surreal, intocável, poderíamos sentir em algum momento a presença se um anjo que veio para esclarecer todos os acontecimentos daquela trágica noite.
Daí então as autoridades e todas as pessoas que acompanharam esse caso saberíam e teriam certeza dos verdadeiros culpados e a justiça seria feita.
Esse anjo com certeza seria Isabella Nardoni, a principal vítima disso tudo!

Tassiele Cardoso Monteiro

9 comentários:

  1. otimo esses textos, nota 10 sou um critico.

    ResponderExcluir
  2. gostei muito!! todos os textos estão de parabens!!

    ResponderExcluir
  3. me ajudou muito esses textos

    ResponderExcluir
  4. muito bom esses textos!!!^^além de mostrar a diferença de um texto literário pro não literário
    me ajudaram bastante!!!^^

    ResponderExcluir
  5. Textos muitos bons, mim ajudou muito nas tarefas do colegio kkkk' .

    ResponderExcluir
  6. nossa textos mtmt bons como ja comentaram aii em cima além de explicar ainda ten explos gostei e mi ajudou mt.

    ResponderExcluir
  7. estao de parabens... sao textos muito excelentes , da a difenrença entre eles , e ainda me ajudou a fezer 5 textos literarios e nao literarios... muito obrigado

    ResponderExcluir
  8. valeu me ajudou, muito obrigado

    ResponderExcluir